30 julho 2011

Charutos e a Idade


Um jovem apreciador de charutos, Giuliano Paolo, afirma que fumar charutos, praticar dança de salão, jogar golfe e apreciar um bom vinho tem muita coisa em comum. Mas o que estas atitudes têm em comum? Resposta: todas estas são consideradas, por grande parte das pessoas, atitudes de indivíduos que já possuem uma certa idade. Em outras palavras, são consideradas “coisas de velho”.
A atribuição acima pode encontrar a sua razão no fato de que, para realizar qualquer atitude do parágrafo acima é realmente necessário certas qualidades, como: uma determinada calma, uma certa maturidade e até mesmo uma condição financeira propícia para tanto.
Tais características, inegavelmente, quase sempre são adquiridas com a idade.
No entanto, eu, como "jovem" apreciador de charutos, no espaço deste blog, me sinto na obrigação de dizer que não é necessário ter uma idade avançada para aproveitar a vida e principalmente que não é preciso “adquirir” certas características para saber apreciar um bom charuto.
Claro, não se pode negar que o prazer específico que estamos tratando (fumar charutos) não exija uma quantidade de refinamento, conhecimento e até mesmo uma responsabilidade consigo e com terceiros.
No entanto, rotular o charuto como “coisas de velho” é menosprezar a capacidade da juventude de divertir-se com mais requinte e até mesmo deixá-los acuados na tentativa de entrar em um mundo tão prazeroso no sentido mais saudável da palavra.
Engraçado é notar que até mesmo no meio de fumantes de charuto existe uma estranheza até um pouco preconceituosa advindas de fumantes mais experientes em relação à fumantes mais jovens.
Nestes casos (e em qualquer outro caso também) é importante ter em mente que o desfrutar de prazeres mais elaborados e complexos não é  uma questão de idade, mas sim uma questão de bom gosto, sendo que estas duas qualidades são totalmente independente uma da outra.
Sendo assim, é importante sabermos quebrar as barreiras caricatas do mundo “dos velhos” e mundo “dos jovens” tendo o conhecimento que o que é bom para algum pode ser bom para todos, não importando a idade.
É isso… um brinde à juventude…
E à velhice também…

Um comentário:

Anônimo disse...

Hummm.... vc que o diga né.... és um apreçiador. E jovem por sinal