24 fevereiro 2012

Parabéns Capelinha


Capelinha ou simplesmente Capela. Capelinhense que é Capelinhense não se importa com o nome. O que ele quer mesmo é comemorar, gritar e vibrar com uma cidade de tantas glórias.
Hoje, 24 de fevereiro de 2012, a bela capelinha completa 99 anos e inicia a contagem regressiva para um centenário magnífico.  Mas, Capelinha chega perto dos 100 anos com uma energia de uma grande metrópole , com recordes invejáveis. Os dados mostram que a agricultura foi o setor que mais cresceu, mas a indústria continua tendo grande importância na vida econômica do município, principalmente a indústria cafeeira e madeireira.
Segundo o IBGE Capelinha tem o segundo maior PIB do Vale do Jequitinhonha, ficando atrás apenas de Diamantina, e tem a maior renda per-capita, o que faz da cidade pólo econômico da microrregião da qual é sede. Ainda no campo econômico, Capelinha tem agências bancárias do Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Banco do Nordeste e Sicoob.
Capelinha não está ficando velha. Mas, sim experiente! Afinal, como disse o pensador Antônio Francisco, “a velhice é uma experiência de cada dia”. E nisso sabemos que  Capelinha é campeã! São mais de 34.000 habitantes e uma história  que remonta ao ano de 1809, quando Manoel Luiz Pêgo, um descendente de portugueses, juntamente com sua família, fugindo de índios Aranãs  acabou por se estabelecer juntamente com sua família à beira do córrego Areão. 
Parabéns Capelinha. Que venha 100, que venha centenas. Me orgulho de fazer parte de uma pequena parte da história dessa grande cidade que humildemente se finge de Capelinha, mas que na verdade é uma grande catedral que reina majestosamente no Vale do Jequitinhonha e Mucuri.


José Renato de Freitas Almeida
Gerente Geral do Banco do Brasil
Capelinha MG

Nenhum comentário: