08 janeiro 2010

Notícia Ruim é Que Vende

A cada dia fico mais desanimado em ver, ouvir ou ler o noticiário. Só tem coisas ruins. Morte, tráfico de drogas, corrupção e tantas outras coisas que nos fazem desacreditar no ser humano. Acredito que existem mais coisas para noticiar, do que tragédia. Uma das máximas do jornalismo é “notícia ruim é que vende”. Com esse pensamento tanto os novos como os experientes jornalistas nos alimentam de informações. Eu gostaria de ver também coisas positivas. Já estamos tão acostumados com pensamentos negativos, que quando aparecem notícias boas e positivas, as pessoas logo pensam que o jornalista ou o veículo foi comprado.

O Articulista Richard Jakubaszko escreveu: Chega! Bastam-me meus próprios pânicos, medos, ansiedades e angústias. Não vou mais procurar sarna para me coçar. Essa sarna que sai diariamente nos jornais é dos outros, não é minha, afora o fato de que são notícias mal escritas, fatos mal contados, estórias deturpadas do cotidiano e repetidas por quase toda a mídia como verdades eternizadas. A realidade, assim me parece, é que quase tudo o que sai em jornal, nas revistas, TVs e sites hoje em dia é ideologizado. Extrapolou o paradigma do "se há governo, sou contra". É óbvio que existem altíssimos interesses em jogo. Seus autores, entretanto, parecem não se dar conta das bobagens que dizem. Como a preferência é pela "má notícia" todos primam pela procura insana de ver o lado mais negativo daquilo que noticiam.

Afinal, é isso que vende jornal e que dá audiência.

O assunto agora, ou melhor, há alguns meses, era a tal gripe suína. Em Juara há muita gente inconformada com o fato de a gripe ainda não ter chegado por aqui, isso mesmo! Por incrível que pareça! Durante a Expovale, houve rumores que algumas pessoas, vindas de Cuiabá para participar da festa, estariam infectadas pelo novo vírus. Dizem as más línguas que uma dessas pessoas teria passado mal e sido encaminhada ao hospital da cidade.

Nenhuma dessas informações se confirmou. Tudo isso é uma conseqüência do pânico desnecessário que a mídia de massa tem transmitido à população sobre o assunto. Um flagrante de sensacionalismo. A verdade é que a mídia de modo geral adora uma tragédia: seja um acidente aéreo ou uma nova doença. A gripe suína mata tanto quanto a gripe comum, ou seja, menos de 1% dos infectados; Mas a impressão que a mídia passa é que a espécie humana corre um sério risco de ser dizimada a qualquer momento. É... Notícia boa não vende jornal e nem gera audiência em Sites... fazer o quê...

Elio Gaspari costuma dizer que, nas redações, a notícia chega devagarzinho, abre a porta de leve, põe a cabeça para dentro e entra correndo para esconder-se. Se alguém a notar, será imediatamente chutada para fora.

E, se a notícia for boa, suas chances de sobrevivência são ainda menores. Notícia que o pessoal gosta é corrupção, é escândalo, é miséria, é tudo aquilo que deu errado. Nas ocasiões em que o Brasil dá certo, aí não é notícia (e não vale nem a regra de que boa notícia é o inusitado). Lugar de notícia boa é o cesto do lixo.

O BB de Juara é responsável por 80% de todo o investimento produtivo na indústria e comércio local, financia 100% dos Pronaf's com quase mil beneficiários, 100% do Banco da terra, 100% de aplicação de FCO, convênio da AABB com a Prefeitura Municipal que beneficia mais de 100 crianças com noções de cidadania e reforço escolar, gerando emprego e renda e melhoria na qualidade de vida e ainda tem o programa de Estratégia de DRS com a Associação de Artesões e a Cooperativa de Costureiras.

A atuação do BB, com a Estratégia Negocial de DRS, se dá por meio do apoio a atividades produtivas, com a visão de cadeia de valor, identificadas como vocações ou potencialidades nas diferentes regiões onde o Banco do Brasil está presente. A Estratégia DRS apoia o desenvolvimento de atividades nas áreas rurais e urbanas (agronegócios, comércio, serviço e indústria).

A metodologia de atuação prevê a sensibilização, mobilização e capacitação de funcionários do BB e de parceiros, e ainda a elaboração de um amplo diagnóstico, sendo abordada a cadeia de valor das atividades produtivas apoiadas e identificados pontos fortes, pontos fracos, oportunidades, ameaças e potencialidades, dentre outros. O BB está disponibilizando aos cooperados e associados das duas instituições acima, crédito especial com juros de 1% ao mês.

O BB tem disponibilizado ainda permanentemente 03 vagas para estagiários a estudantes da comunidade além de 01 vaga a menor aprendiz comprovadamente carente.

Você já viu essas notícias em algum site, jornal ou Rádio? Claro que não. As notícias são sempre sobre fila, sobre terminal inoperante...

Você já viu em algum local a informação que o BB de Juara é a única instituição que tem total acessibilidade aos portadores de necessidades especiais. Inclusive sanitários? É o único local onde um cadeirante sozinho pode entrar, ser atendido, ir ao banheiro, sem ser humilhantemente carregado ou arrastado? Claro que há exceções: TV Juara, Rádio Tucunaré e Show de Notícias!

Vale a matéria negativa? Vale sim. Mas, além da volúpia por más notícias, há um problema extra, que assusta repórteres: o medo da patrulha. Fazer matéria a favor pode dar a impressão de que há alguma coisa esquisita além da reportagem. Mas é preciso vencer também este preconceito – ou ficaremos restritos ao noticiário negativo e cobertura policial.

Uma das razões para tal predileção da imprensa está na própria natureza da sociedade. Se você já presenciou um acidente de carro numa rodovia, sabe do que estou falando. Quando isso ocorre, é comum que o trânsito fique lento nas imediações do local. Os motoristas, em vez de trafegarem normalmente, reduzem a velocidade com um único objetivo:

esticar o pescoço para ver o que houve e, principalmente, para conferir se há vítimas em meio às ferragens. Ainda que as pessoas queiram distância da morte, quando ela se dá de forma violenta, passa a ganhar um interesse maior por parte do público.

Aqui mesmo no Show de Notícias as matérias mais acessadas são de acidentes, tragédias exceto o segundo lugar. Veja o Ranking:

01 - Acidente de transito na Avenida Rio Ayrton Senna em Juara tira a vida de um jovem de 19 anos.

02 - SOBRE O ESTATUTO DO IDOSO, por Marcelo Junior Gonçalves.

03 - Acidente na MT 338 mata dois jovens de Novo Horizonte do Norte e deixa outro ferido.

04 - Jovens de Juara que iam ao Show de Zezé Di Camargo em Juína sofrem acidente na MT 170.

05 - Mulher de 53 anos tem fratura de tíbia e perônio em acidente de moto com caminhonete.

06 - Acidente com moto tira a vida de Jean Carlos do Nascimento, filho da Fátima da Antártica.

07 - Djalma de Paula, assaltante do Banco do Brasil de Tabaporã preso pela polícia morou em Juara.

08 - Homem é morto a golpes de enxada em Porto dos Gaúchos e enteado é suspeito.

09 - Termina uma semana que teve morte, sexo no banheiro da praça e anúncio de uma nova estrada asfaltada.

10 - Fim de Semana: Mulher morre após acidente com moto, família capota carro com 07 pessoas dentro.

Mas tem gente que é contra tudo isso que está ai.

Em 14 de novembro de 2008 foi o início de um blog criado pelo jornalista Tommy Beresford, com co-autoria da também jornalista Luciana Naomi Hikawa, o Somente Boas Notícias.

A idéia é simples: fugir do mundo-cão, das notas bizarras e do muito de notícias ruins que já são publicadas todos os dias pela imprensa brasileira.

Somente boas notícias, somente notícias boas… De notícias ruins, a internet já está cheia, basta consultar qualquer seção de “Últimas Notícias” nos principais portais. No ‘Boas Notícias’ entram, portanto, notícias positivas: descobertas científicas que sirvam para melhorar a saúde e/ou o bem estar das pessoas, medidas e leis que sejam boas para o povo em geral, acontecimentos legais no cotidiano da população: boas ações e boas intenções. Na falta de possibilidades de criar um jornal impresso deste gênero, a internet é mais uma vez a melhor opção e este é mais um blog, entre tantos milhões com o propósito de ser diferente.

Agora mesmo, enquanto escrevo este texto, domingo 03 de janeiro de 2010 às 16h45min vejo a primeira página do Folha Online e não tem nem uma notícia positiva. Só desgraças, acidentes, mortes: tragédia em Angra, briga em avião, história de quem morreu, de quem sobreviveu, de quem perdeu parentes, congestionamento em rodovias...Tragédias e mais tragédias!

Até o presidente Lula que disse que não lê jornal criticou a predileção da imprensa pela desgraça. Segundo ele, a imprensa só noticia com destaque as notícias ruins e esconde as positivas.

O que a mídia faz é simplesmente reproduzir fatos que o leitor, o ouvinte, o telespectador ou o internauta está sempre disposto a consumir. A mídia, como diz Edgar Morin, não inventou o crime, a violência, a tragédia. E ainda que muitos jornalistas achem que são deuses, eles também não inventaram a morte.

Quando temos uma descontraída sequência de notícias alegres, é porque não somos sérios. Quando o noticiário mostra violência e tristeza, é porque a “mídia só gosta de mostrar tragédia”. Neste cenário sem máscaras e fantasias, cada vez mais vale a máxima jornalística de que notícia boa é notícia ruim. Mas ainda assim, o que deve prevalecer mesmo é a verdade sem exageros. E ainda bem que há jornalistas sérios que fazem isso.

José Renato de Freitas Almeida

Juara MT

Nenhum comentário: